Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A Forquilha Pioneira

     Às vésperas do ADIPIO, Acampamento Distrital Pioneiro que contará com a presença de Pioneiros das cidades de Ituiutaba (anfitriã), Uberlândia, Araxá e Patos de Minas, resolvi fazer uma postagem sobre uma das maiores simbologias pioneira: A Forquilha Pioneira.

Simbolismo



A "Forquilha Pioneira" encerra, no seu simbolismo, o firme propósito do Pioneiro Investido de continuar enriquecendo o processo de sua vida por pensamentos e ações melhores, razão porque, o Mestre Pioneiro deve incentivar aos jovens que entram no Clã a se tornarem Pioneiros Investidos, possuindo, cada um, a sua Forquilha.
A Forquilha é feita de um galho de árvore e se constitui de quatro partes:
Ponteira: na parte inferior da haste, representa, simbolicamente, a base de toda a vida do Pioneiro, ou seja, seu caráter sem mancha;
Haste: representa o caminho reto que o Pioneiro deve palmilhar, em sua vida, como homem de caráter, consciente de suas responsabilidades;
Nós da haste: são dificuldades, os obstáculos a serem transpostos no seu caminhar pela estrada da vida;
V da forquilha: simbolicamente, é a vitória, coroando uma vida dignificante, honesta, proveitosa.
Fonte: http://www.escoteiro.com.br/aprenda/escotismo/ramo/pioneiro.asp

Personalizando sua Forquilha



     O primeiro passo é encontrar sua forquilha, preferencialmente em uma atividade do próprio clã. Nota-se: A forquilha da Imagem é um pé de Goiaba que já seria arrancado para a construção de um quintal na residência, e deixamos 3 mudas para que não houvesse nenhum tipo de peso de consciência.



     Forquilha encontrada, próximo passo é deixa-la apta para te acompanhar em qualquer  jornada, tirando galhos e troncos que poderão lhe causar desconforto.





     Descasque-a, muitas vezes é necessário descascar sua forquilha.




     Após descasca-la, é preciso deixar a forquilha secar, para sair toda a água que possa estar nela ainda, aconselho deixar entre 4 e 5 semanas.



      Após seca-la você notará que a forquilha estará mais leve e firme, agora temos que lixa-la, a forquilha da imagem ficou totalmente branca após ser lixada, mas a coloração depende do tronco escolhido.


     Agora vem a melhor parte, a personalização de sua forquilha, é de costume envernizá-la deixando-a brilhante e prolongando a resistência dela. Porem eu decidi pintala, escolhi as cores dourada e preto. Para quem resolver pintar sua forquilha, o tempo de secagem é de 15 minutos para o toque, 1 hora para o manuseio e 24 horas definitivamente.
Aí está o resultado:

Curtam: Blog 56ºGESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário