Como Participar

PARA SER UM ESCOTEIRO ...

QUAL O PROPÓSITO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO?
Contribuir para que os jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente o do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
É um movimento de jovens com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell.


QUANDO SE PODE ENTRAR PARA O MOVIMENTO ESCOTEIRO?
No Movimento Escoteiro as crianças e jovens, de ambos os sexos, são divididas por Ramos de acordo com a idade.
• De 7 a 10 anos - As crianças nesta idade podem ingressar no Ramo Lobinho ( Diversão ), toda esta fase é desenvolvida em torno do “Livro da Jângal”, resumido em “Mowgli, o Menino-Lobo”
• De 11 a 14 anos – Os Jovens nesta idade podem ingressar no Ramo Escoteiro ( Aventura ), esta fase é voltada para a vida em equipe e o encontro com a natureza.
• De 15 a 18 anos – Os Jovens podem ingressar no Ramo Sênior ( Desafio ) fase voltada para atividades aventureiras, de serviço comunitário, sociais e culturais.
• De 19 a 21 anos – já em uma fase jovem-adulta do movimento os jovens podem ingressar no Ramo Pioneiro (Servir) desenvolvem projetos e ações sociais em conjunto com atividades de interesse das equipes.


SOU ADULTO, COMO POSSO PARTICIPAR?
O Escotismo conta com trabalho voluntário de adultos com mais de 18 anos, mesmo sem qualquer experiência anterior.
O adulto pode participar atuando em diferentes funções necessárias para o funcionamento de um Grupo Escoteiro.
• Escotista – É o chefe escoteiro, sua atuação é direta com os jovens;
• Dirigente – Atua na administração e apoio de um Grupo Escoteiro;
• Formador – Atua na capacitação de adultos voluntários.
Como Escotista a atuação é direcionada para um dos 4 Ramos do Movimento Escoteiro: o Ramo Lobinho, o Ramo Escoteiro, o Ramo Sênior e o Ramo Pioneiro.
A União dos Escoteiros do Brasil – UEB possui um sistema de treinamento que capacita o adulto a atuar como Escotista, Dirigente ou Formador, sem prejuízo de sua vida profissional ou familiar.

O NOSSO PROJETO EDUCATIVO:
Desejamos que os jovens que tenham sido Escoteiros façam o seu melhor possível para ser:
  • Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico em sua forma de agir; leal, digno de confiança.
  • Capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegre, e capaz de partilhar sua alegria, leal ao seu país,mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos.
  • Líder a serviço do próximo.
  • Integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar leis, de participar,consciente de seus direitos, sem se descuidar de seus deveres.
  • Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário, empreendedor.
  • Amante de natureza, e capaz de respeitar sua integridade.
  • Guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente em sua fé.
  • Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser FELIZ.


UM MOVIMENTO EM MOVIMENTO
Evoluindo e adaptando-se em toda parte conforme as circunstâncias de cada país, servindo de acordo com as necessidades de cada lugar. O escotismo está aberto a todos, meninos e meninas, independente de raça, credo ou situação social, seguindo os princípios e o método idealizado por seu fundador Baden-Powell.


EU QUERO PARTICIPAR! O QUE DEVO FAZER?
Entre em contato com o com o responsável do Grupo Escoteiro São Sebastião e marque uma visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário